Aconteceu na sexta-feira, 22 de fevereiro, a defesa do trabalho de mestrado do aluno Raphael Brito e Sousa, orientado pelo membro do UFMG Soccer Science Center prof. Gibson Moreira Praça (Centro de Estudos em Cognição e Ação – CECA).
O trabalho intitulado “Influência da limitação de toques na bola no comportamento tático e na rede de interações de jogadores de futebol durante pequenos jogos” aplicou o Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUTSAT – e a Social Network Analysis para compreender o comportamento de jogadores sub-15 em pequenos jogos sem limite de toques na bola e com limite de dois toques na bola. Os resultados podem ser utilizados por treinadores para o melhor ajuste dos conteúdos durante o treinamento tático no futebol.
Participaram da banca os professores Pablo Juan Greco (UFMG) e Filipe Manuel Clemente (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Portugal), duas referências no treinamento no futebol.
Este trabalho estará em breve disponível na íntegra. Os demais artigos produzidos pelo prof. Gibson Moreira Praça estão disponíveis CLICANDO AQUI.