31 3409.2348 contato@ufmgsoccer.com

CECA

  CECA

O Centro de Estudos em Cognição e Ação – CECA, fundado pelo prof. Pablo Juan Greco no ano 2000, dedica-se à investigação na área da metodologia do ensino dos esportes. Neste campo, desenvolveu, historicamente, estudos em três grandes áreas: modelos e métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos esportes, processos cognitivos no esporte e análise de jogo nos esportes.

A proposta de modelos de ensino-aprendizado que se realiza no Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA) adota como base a interação entre Pessoa-Tarefa-Ambiente (Nitsch, 1975, 1986, 1990, Newell, 1986), se apoia nos modelos do comportamento antecipativo (Hoffman, 1993), do treinamento da coordenação (Roth, 1997, 1999), das famílias de habilidades esportivas (Roth, 1999; Hossner, 1997), e da aprendizagem incidental (Reber, 1989) via jogos e pequenos jogos. As pesquisas do CECA se desenvolvem nas diferentes modalidades esportivas, estudando em estes diferentes aspectos específicos em concordância com as linhas de investigação.

Durante as últimas duas décadas, foram desenvolvidos estudos em diversas modalidades esportivas. Dentre estas, destacam-se os estudos desenvolvidos no âmbito do futebol, os quais criariam um permanente espaço de qualificação profissional e intercâmbios com o mercado de trabalho. Atualmente, os estudos em futebol no Centro de Estudos em Cognição e Ação – CECA – são coordenados pelo Prof. Dr. Gibson Moreira Praça, membro do UFMG Soccer Science Center.

O prof. Gibson Moreira Praça, coordenador dos estudos em futebol dentro do Centro de Estudos em Cognição e Ação, é atualmente professor adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutor e Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação – CECA. Atua no futebol desde 2008, exercendo as funções de preparador físico, auxiliar técnico e treinador de diferentes clubes de base de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas e consultoria nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol.

Dentro das ações desenvolvidas pelo CECA, observa-se a permanente busca por ações que caracterizem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Neste âmbito, ações de extensão desenvolvidas pelo laboratório (a exemplo dos projetos de consultoria e prestação de serviços), representam importante tempo-espaço para a formação dos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado do laboratório (ensino) e buscam garantir uma produção científica (pesquisa) de qualidade e destaque no cenário internacional.

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

Na área da Cognição estudamos:

  • Processos cognitivos em esportes
  • Estudos com rastreamento ocular (Eye Tracking – padrão de busca visual e seleção de sinais relevantes entre diferentes populações);
  • Proposta de modelos teóricos de Ação e Tomada de Decisão em Esportes;
  • Desenvolvimento de Testes de Conhecimento Tático Declarativo (TCTD) e Processual (TCTP).

Na área da Ação estudamos:

  • Metodologia da iniciação esportiva (com ênfase nos esportes coletivos e de raquete);
  • Desenvolvimento (categorização e efetividade) de processos de ensino-aprendizagem-treinamento nos esportes;
  • Observação e análise de jogo.
  • Investigação acerca das demandas técnicas, táticas, físicas e psicológicas de pequenos jogos praticados com diferentes tamanhos do campo, números de jogadores e regras.

SERVIÇOS

1)Diagnóstico da capacidade tática e decisional de atletas de futebol

O diagnóstico da capacidade tática e decisional de atletas de futebol se baseia na aplicação de testes, cientificamente validados, amparados nos construtos do Conhecimento Tático Declarativo (testes com situações de vídeo, fora do contexto do jogo) e do Conhecimento Tático Processual (testes em situações práticas, no jogo). Neste ponto, é oferecido:

  • Relatório individualizado dos atletas em relação à capacidade tática e decisional no futebol;
  • Acompanhamento longitudinal do aprimoramento da capacidade tática por meio do processo de ensino-aprendizagem-treinamento
  • Diagnóstico dos níveis de conhecimento tático (declarativo e processual) das diferentes categorias de base.
  • Avaliação do comportamento de busca visual integrada com o teste de Conhecimento Tático Declarativo (por meio do sistema de Eye Tracking).

2)Avaliação da capacidade de antecipação de goleiros de futebol

O Protocolo de Avaliação da Capacidade de Antecipação dos Goleiros de Futebol, concebido e desenvolvido pelos pesquisadores do Centro de Estudos em Cognição e Ação, permite conhecer a capacidade dos goleiros em identificar sinais relevantes e antecipar corretamente a direção do chute, o que permite vantagens no momento do jogo e aumenta a probabilidade de alcance das finalizações adversárias. A principal vantagem deste protocolo é a individualização do processo de treino dos goleiros, na medida em que se caracteriza, com recurso ao equipamento de Eye Tracking, o processo de busca visual dos goleiros individualmente.

3)Consultoria em métodos e processos de treinamento tático-técnico no futebol

Historicamente, o CECA produziu conhecimento atrelado aos modelos incidentais de ensino dos esportes. Recentemente, a discussão acerca da necessidade do estabelecimento de currículos de formação nos clubes de futebol ganhou repercussão nas categorias de base. Neste ponto, o Centro de Estudos em Cognição e Ação possui expertise em três grandes áreas:

  • Acompanhamento pedagógico dos processos de ensino-aprendizagem-treinamento;
  • Elaboração de currículos de formação ajustados ao contexto local e às características de cada escalão de formação;
  • Formação e qualificação dos recursos humanos disponíveis no clube.

4)Consultoria em análise do desempenho tático no futebol.

Consideramos que o processo de ensino-aprendizagem-treinamento deve contemplar etapas de análise do desempenho de forma a garantir a) adequado ajuste dos conteúdos de treino às especificidades de cada jogador; b) o acesso a informações precisas e qualificadas dos adversários, de forma a melhorar o desempenho individual e coletivo da equipe; e c) compreender oportunidades de mercado para otimização dos recursos humanos e financeiros do clube.

Neste campo, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento de diversos processos de observação e análise, direcionados à especificidade dos clubes. Além disso, a aplicação “NetFoot”, desenvolvida pelo CECA, traz significativa contribuição no processo de recolha dos dados e intepretação do comportamento de atletas e equipes em situações de jogo e treino.

Neste cenário, oferecemos métodos e processos para análise do desempenho tático-técnico no futebol relacionados a três possibilidades:

  • Consultoria para implantação de departamento de análise de desempenho e desenvolvimento das rotinas e plataformas de observação e análise;
  • Prestação de serviços associada à análise do desempenho tático no futebol;
  • Prestação de serviços associada à análise dos conteúdos de treino no futebol.
  • Análise do comportamento individual e coletivo por meio da Social Network Analysis

EQUIPAMENTOS E SOFTWARES


Eye Tracking SMI RED 500

Este equipamento permite realizar o rastreamento pupilar durante protocolos laboratoriais relacionados aos processos cognitivos. Por meio deste equipamento, é possível entender como os atletas tomam decisões e quais os principais sinais relevantes para cada atleta em cada situação problema, o que permite melhor direcionamento e individualização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento no futebol.


Software de Análise de Jogo SIMIScout

Este software permite a criação de completos bancos de dados sobre o desempenho individual e coletivo no futebol. A principal vantagem deste sistema é a possibilidade ilimitada de criação de instrumentos observacionais adaptados às demandas e exigências de cada cenário de pesquisa e prático.


Software DartFish Team Pro

O software faz parte de um conjunto de soluções, que conta com a Dartfish TV, Dartfish Express, EasyTag e o Dartfish Note. Um dos recursos mais explorados pelos usuários é a possibilidade de dar feedback para os usuários ao vivo. Outro recurso muito usado é a interação com os usuários mesmo longe do local de treinamento: o desempenho pode ser analisado e compartilhado facilmente pela internet por meio da ferramenta Dartfish TV.


NetFoot – Network Analysis applied to Football

Este sistema, concebido e desenvolvido no Centro de Estudos em Cognição e Ação, apresenta a possibilidade de análise do comportamento dos jogadores à luz da Social Network Analysis (SNA). A SNA é uma das áreas emergentes para análise comportamental no futebol na medida em que permite a análise dos padrões de cooperação e interação entre os jogadores dentro de uma equipe, comportamentos dificilmente capturáveis pelas técnicas normalmente utilizadas. A principal vantagem do sistema NetFoot no mercado é a integração entre a captura e a análise dos dados, atualmente dependentes de dois softwares distintos.

PUBLICAÇÕES

Abaixo apresentamos a lista de publicações relacionadas ao futebol conduzidas no CECA. Todos artigos de livre acesso podem ser encontrados no link: https://www.researchgate.net/profile/Gibson_Praca

NOSSOS ALUNOS


Marcelo Vilhena Silva
Aluno de mestrado e doutorado (orientador: Pablo Juan Greco); trabalhou como treinador e coordenador de clubes do Brasil (Cruzeiro, América, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense). Atualmente é Gerente Técnico das Divisões de Base do Esporte Clube Bahia


Diogo Schüler Giacomini
Aluno de mestrado (orientador: Pablo Juan Greco); trabalhou como treinador de diversos clubes do Brasil (América, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Palmeiras). Atualmente é treinador do Coimbra Esporte Clube


Raphael Brito e Sousa
Aluno de mestrado (orientador: Gibson Moreira Praça); trabalhou como auxiliar técnico da equipe profissional feminina do América Futebol Clube. Atualmente é treinador de futebol na Tailândia.


Arthur de Vito
Aluno de graduação (orientador: Gibson Moreira Praça); atualmente analista de desempoenho do América Futebol Clube.


Bernardo Barbosa
Aluno de graduação (orientador: Gibson Moreira Praça); atualmente é estagiário do núcleo de análise de desempenho do América Futebol Clube.


Cristiano Murta
Aluno de mestrado (orientador: Gibson Moreira Praça); atualmente é treinador de goleiros da categoria sub-17 do Cruzeiro Esporte Clube.


Pedro Emilio Drumond Moreira
Aluno de graduação e mestrado (orientadores: Gibson Moreira Praça e Pablo Juan Greco); atualmente é treinador do Colégio Magnum Agostiniano e professor da PUC-Minas


Jorge Victor de Oliveira Silva
Aluno de graduação (orientador: Gibson Moreira Praça); atualmente é auxiliar técnico da equipe profissional feminina do América Futebol Clube.

João Pedro Araújo
Aluno de graduação (orientador: Gibson Moreira Praça); atualmente é estagiário do núcle de análise do desempenho do América Futebol Clube.

Gabriel Teles
Aluno de graduação (orientador: Gibson Moreira Praça); é bolsista de iniciação científica do Centro de Estudos em Cognição e Ação – CECA.

 

CONTATOS

Prof. Dr. Gibson Moreira Praça

E-mail: gibson_moreira@yahoo.com.br

Telefone: 31-34092329